Manutenção
Preventiva:
O objetivo principal da manutenção preventiva é manter o equipamento sempre em perfeitas condições de uso, identificando possíveis falhas ainda não aparentes e prolongando a vida útil das peças e do equipamento.
A manutenção preventiva é fundamental para prover o uso adequado e o funcionamento dos equipamentos, garantindo eficiência e qualidade, gerando economia em reparos causados por danos e assegurando a disponibilidade do equipamento, pois evitará paradas inesperadas nas atividades, além de maior segurança dos operadores e melhor capacidade no processo produtivo.
Corretiva:
A manutenção corretiva tem como objetivo corrigir, restaurar e recuperar o funcionamento do equipamento para não prejudicar o andamento da operação. A principal utilização da manutenção corretiva é realizar serviços de reparos ou substituição de peças que foram danificados no equipamento, isto é, são feitos reparos e trocas de peças ou componentes que desgastaram, e que levaram a máquina ao mau funcionamento, ou até a sua parada.
O ideal, portanto, é que a manutenção corretiva seja realizada periodicamente, visto que a perfeita condição dos equipamentos, máquinas e demais componentes, são um dos fatores mais importantes para o pleno funcionamento das operações, aumento da produtividade e dos lucros nos setores industriais, civis e comerciais.